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Chamada para submissão de textos para a seção temática Gêneros e Sexualidades: entrelaces na formação docente e nas práticas pedagógicas

2021-06-22

GÊNEROS E SEXUALIDADES: ENTRELACES NA FORMAÇÃO DOCENTE E NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Desde a última década do século XX, muitos dossiês que possibilitam a renovação de olhares e perspectivas teóricas em diversos campos, incluindo a Educação, foram propostos em diversas revistas nacionais, com temáticas sobre Gênero, Sexualidade e Educação; Gênero e Sexualidade no Espaço Escolar; Sexualidade, Gênero e Educação Sexual em Debate; Professores Homens na Educação Infantil; Gênero, Sexualidades, Política e Educação; Feminismo e as Relações de Gênero e Sexualidade; dentre tantos outros. Contudo, percebemos a necessidade de um que aborde, além da formação docente, a relação com as práticas pedagógicas e os estudos sobre os gêneros e as sexualidades, no plural. Nesse sentido, nesta seção temática, convidamos estudiosas/os a apresentarem análises e reflexões de pesquisas teóricas e empíricas que tragam como problemática as práticas pedagógicas e as formações docentes e suas relações com os estudos de gêneros e sexualidades a partir de perspectivas críticas e pós-críticas (abordagens pós-estruturalistas, estudos culturais, estudos queer, enfoque decolonial, jogos de linguagens e tantas outras). Os entrelaces entre os estudos de gêneros e sexualidades, formação de professores e as práticas pedagógicas, configuram-se a partir do poder-fazer, do saber-fazer, do saber-ser e dos modos de ser e fazer, marcados no espaço-tempo, mas também na fronteira de nossas identidades. Assim, propor uma seção com essa temática tem por objetivo congregar estudos que possam desvelar potencialidades, limitações, desafios, resistências, configurações, propostas e diálogos, afinal, ainda há muito o que fazer/falar/narrar/investigar sobre gêneros, sexualidades entrelaçando a formação de docentes e práticas pedagógicas em nosso país!

 Organizador/as:

Márcia Aparecida Amador Mascia (USF)

Sirlene Mota Pinheiro da Silva (UFMA)

Jónata Ferreira de Moura (UFMA)

 

 

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Edição Atual

v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua
Publicado: 2021-07-01

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