Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Seja bem-vindo!
Current
Edições Anteriores
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 40 No. 1 (2022): Publicação Contínua
Vol. 40 No. 1 (2022): Publicação Contínua
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1
Published:
2022-03-25
Editorial do volume 40, n.1 (2022)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1490
e022082
PDF (Português (Brasil))
Avaliadores ad hoc
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1491
se022083
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Formação docente no contexto da pandemia: ressignificação da prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1350
Arcelita Koscheck, Jordana Wruck Timm
e022067
PDF (Português (Brasil))
Ingresso e permanência do público-alvo da educação especial nos cursos de graduação da Unicamp
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1419
Régis Henrique dos Reis Silva, Beatriz Rodrigues de Almeida
e022065
PDF (Português (Brasil))
Desafios da Residência Pedagógica em tempos de pandemia: um olhar para aprendizagem significativa
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1399
Juliana Ferreira da Silva, Tícia Cassiany Ferro Cavalcante
e022060
PDF (Português (Brasil))
A grande presença dos exames em larga escala na Política Nacional de Educação Especial de 2020
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1375
Claudia de Oliveira Fernandes, Raquel Silva Teixeira de Miguel
e022061
PDF (Português (Brasil))
História da educação profissional em Minas Gerais: instituição escolar que educa para o trabalho
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1471
Sônia Aparecida Siquelli
e022064
PDF (Português (Brasil))
Formação docente e a concepção de experiência em Dewey
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1403
Ana Cristina Gonçalves Abreu Souza, Marina Graziela Feldmann
e022040
PDF (Português (Brasil))
As brincadeiras lúdicas e a formação de crianças
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1257
Cleomar Ferreira Gomes, Eva Laura Silva Fortes Carvalho, Renata Aparecida Carbone Mizusaki
e022044
PDF (Português (Brasil))
A atuação de professores de Educação Física no ensino remoto em um CEJA do interior do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1345
Paulo Rogério de Lima, Genira Fonseca de Oliveira, Maria Raquel de Carvalho Azevedo
e022043
PDF (Português (Brasil))
Educação ambiental crítica e ecofeminismo: uma potente lente epistemológica para uma educação ambiental popular e feminista
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1357
Lisiana Lawson Terra da Silva, André Luis Castro de Freitas
e022037
PDF (Português (Brasil))
Família, escola e especialistas: o tripé que contribui para o desenvolvimento da criança autista
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1393
Tiago Hideo Loula Chida, Gisele Soares Lemos Shaw
e022057
PDF (Português (Brasil))
Dos quilombos aos quilombos de conhecimentos: espaços de resistência do negro
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1311
Josiney da Silva Trindade, Vilma Aparecida de Pinho
e022041
PDF (Português (Brasil))
Lugares da infância: a escola como espaço de formação sócio-histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1031
JENIFFER MAIARA KRUL, Eliane do Rocio Alberti
e022048
PDF (Português (Brasil))
Representações da velhice: uma análise dos desenhos de crianças, antes e depois de uma ação educativa gerontológica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1212
Monica de Ávila Todaro, Meire Cachioni
e022045
PDF (Português (Brasil))
Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exterior
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1116
Edna Sousa Cruz
e022042
PDF (Português (Brasil))
A implementação da gestão escolar democrática na escola pública paulista em discussão
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1171
Nonato Assis de Miranda, Maria Aparecida Nobre Santana
e022039
PDF (Português (Brasil))
Processos educativos de mulheres ciganas: ultrapassando fronteiras e (re)significando identidades
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1133
Gláucia Siqueira Marcondes, Anderson Ferrari
e022047
PDF (Português (Brasil))
A meta 6 do Plano Nacional de Educação (2014 - 2024) na rede municipal de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1272
Keifer Fortunatti, Ruani Cordeiro de Sousa, Eloisa Maia Vidal
e022020
PDF (Português (Brasil))
Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1219
Altair Alberto Fávero, Daniê Regina Mikolaiczik, Bruna Eduarda Rocha
e022019
PDF (Português (Brasil))
O papel do discurso nos processos de constituição identitária do surdo: um olhar da análise crítica do discurso
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1211
Derli Machado de Oliveira, Daisy Mara Moreira de Oliveira
e022018
PDF (Português (Brasil))
As políticas de inclusão na educação superior pública brasileira: o Programa Incluir no contexto da UFAL ‒ Campus Arapiraca Sede
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1370
Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, José Weeller da Silva
e022074
PDF (Português (Brasil))
Os deslocamentos da noção de infância na racionalidade neoliberal: uma análise sobre as políticas curriculares contemporâneas para a educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1156
Amanda Porto da Cruz, Maria Renata Alonso Mota
e022016
PDF (Português (Brasil))
A formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1216
Adrinelly Nogueira, Maria Célia Borges
e022014
PDF (Português (Brasil))
Competências Socioemocionais e o Currículo para o Século XXI
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1217
Lívia Maria Rassi Cerce, Renato de Oliveira Brito
e022013
PDF (Português (Brasil))
Educação de jovens e adultos: interlocuções entre Paulo Freire e Lev Vygotsky
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1112
Adilson Cristiano Habowski, Tassia Roberta da Rosa Reinhardt Reinhardt, Elaine Conte
e022011
PDF (Português (Brasil))
A universidade no horizonte de estudantes oriundos de escola pública: um estudo qualitativo sobre a permanência
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1309
Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes
e022010
PDF (Português (Brasil))
Uma análise de um texto prescritivo de uma universidade pública: a assessoria pedagógica universitária
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.963
Jaqueline Antonello, Siderlene Muniz-Oliveira
e022009
PDF (Português (Brasil))
As contribuições da formação continuada para o ensino superior em um centro universitário de Maceió/AL
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1312
Glauber Marques de Magalhães Mauricio, Leonete Luzia Schmitd
e022008
PDF (Português (Brasil))
Vivências no laboratório de estudos e pesquisas de educação em geografia: contribuições no percurso formativo
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1348
Gabrielle Luana Rosinski, Agatha Rosa dos Santos, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins
e022007
PDF (Português (Brasil))
Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1190
Carmen Regina Gonçalves Ferreira, Gabriela Medeiros Nogueira
e022006
PDF (Português (Brasil))
Relações dialógico-valorativas da profissão docente em charges virtuais: revisitando representações sociais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1278
Pollyanne Bicalho Ribeiro, Daniella Lopes Dias ignácio Rodrigues
e022005
PDF (Português (Brasil))
Base Nacional Comum Curricular e inclusão escolar: problematizando os discursos acerca da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1174
Priscila de Oliveira, Kamila Lockmann
e022004
PDF (Português (Brasil))
Leitura multimodal: proposta de ensino híbrido com metodologia de estações rotacionais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1287
Viviane Pinheiro, Adriana Santos
e022003
PDF (Português (Brasil))
Letramento acadêmico-profissional: compreensões dos licenciandos em Letras sobre a educação linguística
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1218
Tânia Guedes Magalhães, Andréia Garcia-Reis
e022002
PDF (Português (Brasil))
Desenvolvimento do letramento matemático em uma sequência didática nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1205
Lúcia Moreno , Klinger Ciríaco
e022001
PDF (Português (Brasil))
Ensaio
Metacognição e formação inicial do professor de Língua Portuguesa e Literatura: reflexões sobre o professor-leitor
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1157
Evandro Luiz Ghedin, Priscila Vasques Castro Dantas
e022062
PDF (Português (Brasil))
Espaço e experiência estética-Arte como dispositivo de uma educação ambiental do olhar
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1302
Elisabeth Brandão Schmidt, Luiza Corrêa Elói, Danielle Müller de Andrade
e022038
PDF (Português (Brasil))
A educação é uma ciência? Reflexões acerca de seu estatuto epistemológico e metodológico
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.851
Janaína Bueno Bady, Adriano do Carmo Flores de Lima, Denise Regina Quaresma da Silva
e022015
PDF (Português (Brasil))
Autoformação docente: constituição e permanência do conceito
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1366
SAMARA MOURA BARRETO DE ABREU, SILVIA MARIA NÓBREGA-THERRIEN, JACQUES THERRIEN
e022012
PDF (Português (Brasil))
Relato de Experiência
Projeto de ensino-aprendizagem em oficinas para a Enfermagem na disciplina Projeto de Pesquisa: reflexão-experiência
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1372
Antonio Jorge Silva Correa Júnior, Adriana de Sá Pinheiro, Helena Megumi Sonobe
e022066
PDF (Português (Brasil))
Um brinquedo chamado natureza: surpresa, encantamentos e descobertas na creche
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1040
Viviane Graciele de Araujo Valério, Marta Regina Paulo da Silva, Camila Lopes de Souza
e022063
PDF (Português (Brasil))
O EU, o outro e o nós: um trabalho envolvendo o respeito e a valorização à diversidade cultural no contexto da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1170
Tânia Zanella de Castilho Magalhães, Camila Regina Rostirola
e022046
PDF (Português (Brasil))
Projeto “Vivenciando o cuidado de si e do outro na/para a docência”: algumas vivências e impressões
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1297
Luciana Aparecida Silva de Azeredo
e022021
PDF (Português (Brasil))
Resenha(s)
Relações de ensino e trabalho docente: uma história em construção
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1204
Daniel Novaes
e022017
PDF (Português (Brasil))
Seção temática: Gêneros e sexualidades: entrelaces na formação docente e nas práticas pedagógicas
EDITORIAL - Gêneros e sexualidades: entrelaces na formação docente e nas práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1478
Sirlene Mota Pinheiro Silva, Jónata Ferreira Moura, Márcia Aparecida Amador Mascia
e022036
PDF (Português (Brasil))
Em tempos de conservadorismo: pensar relações entre o “escola sem partido” e as questões de gênero e sexualidade nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1320
Roney Polato de Castro, Ana Carolina Mercês Coura
e022026
PDF (Português (Brasil))
Sexualidade, ética e feminismos – velhos e novos dilemas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1324
Alexnaldo Teixeira Rodrigues
e022028
PDF (Português (Brasil))
Políticas públicas de gêneros e sexualidades: proposta de formação continuada docente em rede com o uso da webquest
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1330
Andrea Geraldi Sasso, Fabiane Freire França
e022031
PDF (Português (Brasil))
Reflexões sobre saúde sexual e sexualidade: abordagens práticas e a compreensão de professores do ensino fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1319
Murilo Martins Eliseu, Yalin Brizola Yared, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira Mendes
e022025
PDF (Português (Brasil))
Poéticas visuais da contemporaneidade: gênero e sexualidade para o contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1329
Elisângela da Silva Santos, Manoel Messias Rodrigues Lopes, Suely Lima de Assis Pinto
e022030
PDF (Português (Brasil))
Educação sexual escolar: percepção dos alunos e professores
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1340
Joao Francisco de Carvalho Choé
e022034
PDF (Português (Brasil))
Gênero e sexualidade na escola do campo: desafios e possibilidades da prática docente
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1349
Luciane Olegario da Silva, Sônia Fátima Schwendler
e022035
PDF (Português (Brasil))
Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1332
Márcio Oliveira, Heloisa Toshie Irie Saito, Debora Luppi Souto
e022033
PDF (Português (Brasil))
Fronteiras de gênero e sexualidade na educação infantil: deslocamentos e produção de redes de vigilância
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1292
Graciele Mendes de Carvalho, Zuleide Paiva da Silva
e022022
PDF (Português (Brasil))
Bendito entre as mulheres: a presença masculina na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1306
Hugo Marangoni Santos, Selma Borghi Venco
e022024
PDF (Português (Brasil))
Gênero, raça, sexualidade e classe nos projetos político-pedagógicos em cursos de psicologia
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1322
Vanilce Farias Gomes, Conrado Neves Sathler , Marisa de Fátima Lomba de Farias
e022027
PDF (Português (Brasil))
A formação docente de professoras em artes visuais: caminhos narrativos para a compreensão das implicações do patriarcado
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1328
Alessandra Gurgel Pontes, Maristani Polidori Zamperetti
e022029
PDF (Português (Brasil))
A questão do gênero na docência em engenharia
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1331
Debora Meyhofer Ferreira, Adair Mendes Nacarato
e022032
PDF (Português (Brasil))
Panorama das pesquisas sobre a participação das mulheres na construção da astronomia nos séculos XIX e XX
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1298
Camila Maria Sitko
e022023
PDF (Português (Brasil))
Seção temática: Educação e Deficiência
Editorial: Educação e deficiência - experiências e lutas por direitos no contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1488
Ana Paula de Freitas, Maria Inês Bacellar Monteiro
e022059
PDF (Português (Brasil))
Educação e deficiência no contexto da pandemia: o caso do México
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1489
Gabriela Begonia Naranjo Flores, Arturo Guzmán Arredondo
e022081
PDF (Português (Brasil))
A escolarização de uma criança cega diante de um vírus invisível: diálogos com uma professora especializada
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1411
Branca Monteiro Camargo, Mateus Henrique do Amaral, Maria Inês Bacellar Monteiro
e022054
PDF (Português (Brasil))
Ações da rede estadual de ensino no Pará voltadas à educação especial em tempos de pandemia do COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1412
Hector Renan da Silveira Calixto, Tânia Suely Azevedo Brasileiro
e022078
PDF (Português (Brasil))
O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1431
Ana Paula de Freitas, Francieli Caroline Pizzi
e022053
PDF (Português (Brasil))
O trabalho do professor de Educação Especial na escola pública em tempos de pandemia: o compromisso com o ensino
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1434
Izabella SantAna, Débora Dainez, Teresa Cristina Leança Soares Alves
e022052
PDF (Português (Brasil))
Narrativas de professoras de estudantes com deficiência sobre o ensino remoto emergencial em decorrência da pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1464
Laís Cordeiro Rodrigues, Fátima Aparecida Gonçalves Mendes, Daniel Novaes
e022049
PDF (Português (Brasil))
Desafios e possibilidades da Educação Física no ensino remoto: experiências docentes sob a perspectiva inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1459
Paulo Clepard Silva Januario, Milena Pedro de Pedro de Morais, Graciele Massoli Rodrigues
e022069
PDF (Português (Brasil))
Práticas educacionais pautadas no Plano Educacional Individualizado durante o ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1400
Ingrid Carla Aldicéia Oliveira do Nascimento, Clayton Torres Felizardo, Patricia Braun
e022056
PDF (Português (Brasil))
Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação especial e inclusiva: uma pesquisa descritiva em tempos de pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1436
Luiz Fernando de Freitas Junior, Gleice Aline Miranda da Paixão, Ricael Spirandeli Rocha
e022072
PDF (Português (Brasil))
Educação especial nas escolas federais de EPT de Santa Maria: desafios da pandemia Covid
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1381
Mariglei Severo Maraschin, Vantoir Roberto Brancher, César Augusto Robaina Filho
e022075
PDF (Português (Brasil))
O ensino dos estudantes da Educação Especial na pandemia: estudo da realidade de um município cearense
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1466
Ana Paula Araújo Mota, Lauro Araújo Mota, Geandra Claudia Silva Santos
e022068
PDF (Português (Brasil))
A educação dos alunos com deficiência no município de Sobral, CE: experiências e desafios em tempos de ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1447
Romária de Menezes do Nascimento, Giovana Maria Belém Falcão, Kátia Maria de Moura Evêncio
e022071
PDF (Português (Brasil))
A língua brasileira de sinais no ensino regular: uma proposição inclusiva para educação bilíngue de alunos surdos e ouvintes no contexto de ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1392
Ana Patricia Sá Martins, Aline Carvalho de Sousa
e022079
PDF (Português (Brasil))
Os desafios do ensino remoto emergencial e a atuação do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1380
Fabíola Monica da Silva Gonçalves, Thays Suelen de Morais Pereira Fernandes, Marina Lins de Carvalho Rocha
e022080
PDF (Português (Brasil))
Avaliação do ensino remoto para estudantes do Ensino Superior com deficiência no contexto da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1440
Lucia Pereira Leite, Drielle Sauer Paparella, Ariane Vieira de Souza
e022051
PDF (Português (Brasil))
Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1402
Adriana Maria Valladão Novais Van Petten, Adriana Araújo Pereira Borges, Maria Luisa Magalhães Nogueira
e022055
PDF (Português (Brasil))
O ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre os estudantes com deficiências sensoriais no Ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1414
Janete Lopes Monteiro, Vivian Ferreira Dias, Ana Claudia de Lima Linhares
e022076
PDF (Português (Brasil))
Ensino remoto e formação docente em Educação Física: percepções de licenciandos com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1458
Michele Pereira de Souza da Fonseca, Maria Luíza Mendes Santos, Karine Melo Aquino de Oliveira
e022070
PDF (Português (Brasil))
As experiências do curso de especialização em direitos humanos, acessibilidade e inclusão no período da pandemia de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1418
Tatiane Rezende Nunes de Souza, Marcos Besserman Vianna
e022073
PDF (Português (Brasil))
Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social: princípio político da escola e da docência
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1456
Graciele Marjana Kraemer, Luciane Bresciani Lopes, Liliane Ferrari Giordani
e022050
PDF (Português (Brasil))
Impactos do isolamento social nas crianças em idade escolar
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1422
Alessandra Dilair Formagio Martins, Juliana Bergantin Gessoli
e022077
PDF (Português (Brasil))
A educação em Macapá, AP no cenário pré-pandêmico: indicadores de acesso e permanência de alunos com necessidades específicas a partir da Meta 4 do PNE
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1368
João Paulo da Conceição Alves, Ana Paula Vieira Souza, Diana Siqueira Crispin
e022058
PDF (Português (Brasil))
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Português (Brasil)
Developed By
Open Journal Systems
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Keywords