Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Seja bem-vindo!
Current
Edições Anteriores
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 37 (2019): Publicação Contínua
Vol. 37 (2019): Publicação Contínua
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0
Published:
2019-03-15
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.899
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Tecnologia informática e matemática nos anos iniciais: analisando um processo formativo com estudantes de pedagogia e professores
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.551
Ana Paula Gestoso de Souza, Cármen Lucia Brancaglion Passos
e019001
PDF (Português (Brasil))
Dimensões do sistema de escrita na formação de alfabetizadores
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.567
Sandra Mara Castro dos Santos, Sandra Regina Kirchner Guimarães
e019002
PDF (Português (Brasil))
Professor supervisor do Pibid: ser docente com capa de gestor
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.668
Laura Noemi Chaluh
e019003
PDF (Português (Brasil))
Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.664
Tânia Guedes Magalhães, Ana Paula de Oliveira Lacerda
e019004
PDF (Português (Brasil))
Condições de trabalho de professores iniciantes de matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.626
Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Regiane Rodrigues Araújo, Ivoneide Pinheiro de Lima
e019005
PDF (Português (Brasil))
Educador e projeto pedagógico no território da crença
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.634
Márcio Donizetti Rocha
e019006
PDF (Português (Brasil))
A gestão democrática na legislação educacional nacional: avanços, problemas e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.614
Silvio Cesar Nunes Militao
e019007
PDF (Português (Brasil))
Relação família – escola e políticas públicas no Brasil e em Portugal: um estudo da regulamentação da participação parental na gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.639
Rosilane katia de Oliveira, Marlice de Oliveira e Nogueira, Regina Magna Bonifácio de Araújo
e019008
PDF (Português (Brasil))
Relação entre a prática da estratégia investigativa em sala de aula e o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.648
Vanessa Pederiva, Jacqueline Silva da Silva
e019009
PDF (Português (Brasil))
Confissões de adolescentes: os olhares da adolescência na escola
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.596
Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior, Hélvia Moreira Mineiro Martins
e019010
PDF (Português (Brasil))
Ciência e arte: a produção interdisciplinar do conhecimento no Triângulo Mineiro
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.637
Sueli Teresinha de Abreu Bernardes, Kelly Gabriela Machado
e019011
PDF (Português (Brasil))
Estado do conhecimento sobre jornada de trabalho docente no ensino fundamental e médio
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.578
Andreza Barbosa, Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha, Verônica Martins
e019012
PDF (Português (Brasil))
Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.627
Hilda Ciriaco Lima, Renata Prentteter Gama
e019013
PDF (Português (Brasil))
Letramento e suas dimensões
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.605
Eliane da Rosa
e019033
PDF (Português (Brasil))
Nós, os de lá, estamos cá: reflexões sobre a educação escolar quilombola no contexto dos impedimentos à co-presença
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.669
Evanilson Tavares de França, Jackeline Rodrigues Mendes
e019034
PDF (Português (Brasil))
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e o contexto da produção de texto
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.644
Andréa de Paula Pires, Marisa Schneckenberg
e019035
PDF (Português (Brasil))
“VOLTEI pra escola. E agora?” Breves reflexões em torno da mambembe-metamórfica-inacabada trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil – possibilidades de uma outra educação
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.665
Noelia Rodrigues Pereira Rego
e019036
PDF (Português (Brasil))
Dialética negativa e educação: apontamentos a partir da teoria crítica de Herbert Marcuse
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.708
Vivian Baroni
e019037
PDF (Português (Brasil))
Nietzsche e Bernhard: viver em tempos de morte de deus…
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.701
Vilmar Martins
e019038
PDF (Português (Brasil))
Educação e leitura popular na sociedade barroca brasileira: contribuições da arte franciscana
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.663
Luiz Fernando Conde Sangenis
e019039
PDF (Português (Brasil))
O fazer musical de crianças em experiências de musicalização infantil
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.695
Mariane Cristina Souza de Oliveira, Aline Sommerhalder, Ilza Leme Zenker Joly
e019040
PDF (Português (Brasil))
Oportunidades educacionais no contexto imigratório e de refúgio: considerações sobre a Alemanha
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.715
Priscila Lopes de Godoy, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis
e019041
PDF (Português (Brasil))
As imagens dos livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental e as visões de saúde que veiculam
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.735
Lucia Helena Pralon de Souza
e019042
PDF (Português (Brasil))
A avaliação institucional como contexto e prática de planejamento: a experiência de uma rede municipal
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.777
Alessandra Rodrigues Almeida, Eliete Aparecida Godoy, Jussara Cristina Barboza Tortella
e019043
PDF (Português (Brasil))
Aprendizagem de professores sobre o conteúdo matemático e didático de números e operações
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.670
Vania Finholdt Angelo Leite
e019044
PDF (Português (Brasil))
Teatro narrativo, educação não formal e experiências de jovens ocupacionistas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.739
Denis Guilherme Ferreira Espanhol, Renata Sieiro Fernandes
e019045
PDF (Português (Brasil))
A Folha de Caxias e “a grande campanha em favor da infância desvalida” (1953-1956)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.640
Márcia Spadetti Tuão da Costa, Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra
e019046
PDF (Português (Brasil))
Concepções e relações estabelecidas entre planejamento e avaliação: o papel do coordenador pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.713
Mônica da Silva Gallon, Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Carla Melo Silva, João Bernardes Rocha Filho
e019048
PDF (Português (Brasil))
Local privilegiado para a formação de professores: arquitetura e espaços de um Instituto de Educação
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.750
Aline de Novaes Conceição, Macioniro Celeste Filho
e019049
PDF (Português (Brasil))
A voz feminina no poema de Adélia Prado: uma bandeira de luta
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.775
Iara Bottan, Bruno Pucci
e019050
PDF (Português (Brasil))
Contribuições para pensar sobre a atividade criadora na Educação Infantil: reflexões a partir da obra de Vigotski
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.807
Simone Maria de Bastos Nascimento, Carla Luciane Blum Vestena
e019051
PDF (Português (Brasil))
Educação para os dissidentes. Há alternativas?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.682
Cláudia Valéria Fonseca da Costa Santamarina
e019053
PDF (Português (Brasil))
Por que educação sem escola?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.740
Tascieli Feltrin, Fernanda Monteiro Rigue, Guilherme Carlos Correia
e019054
PDF (Português (Brasil))
Ensino médio e educação profissional: reflexões para um currículo integrado
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.788
Francinaide de Lima Silva Nascimento, Elizeu Costacurta Benachio, Roseane Idalino da Silva
e019055
PDF (Português (Brasil))
Ensaio
As crianças e suas brincadeiras em três nichos de formação: escola, mídia e instituições de acolhimento
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.572
Cleomar Ferreira Gomes, Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Sonia Cristina Oliveira
e019052
PDF (Português (Brasil))
Ensinando futuros professores a ensinar: reflexões de uma experiência didática
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.635
Ivan Fortunato
e019014
PDF (Português (Brasil))
Relato de Experiência
O Minecraft na formação de professores dos anos iniciais em matemática
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.592
Adriana Fernandes do Carmo, Karine Gabrielle Fernandes, Marcela Arantes Meirelles, Reginaldo Fernando Carneiro
e019015
PDF (Português (Brasil))
Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.662
Marcos Cezar de Freitas, Nina Rosa Silva de Araujo
e019016
PDF (Português (Brasil))
O estágio na formação de professores: um relato de experiência e sua contribuição para o aprimoramento da prática docente
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.707
Caroline dos Santos Giuliani, Angélica Pott de Medeiros, Andreia Inês Dillenburg
e019047
PDF (Português (Brasil))
Resenha(s)
Trilhas investigativas em educação estatística narradas por professores que ensinam matemática
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.621
Marcelo Bergamini Campos
e019017
PDF (Português (Brasil))
Emmanuel Mounier e a Filosofia Personalista no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.824
Gilmar Lopes Dias
e019057
PDF (Português (Brasil))
Trilhas abertas na universidade: inovação curricular, práticas pedagógicas e formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.847
Nádia Nara de Godoy Pezenti
e019056
PDF (Português (Brasil))
Dissertações e Teses
Teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.749
PDF (Português (Brasil))
Pareceristas Ad hoc
Pareceristas Ad hoc
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.901
PDF (Português (Brasil))
Seção Temática: Leituras e leitores de Foucault: diálogos com a Educação
Apresentação: Leituras e leitores de Foucault: diálogos com a Educação
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.818
Conrado Neves Sathler, Marcelo Vicentin, Marcia Mascia
PDF (Português (Brasil))
The sociology of education as the history of the present: fabrication, difference and abjection
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.817
Thomas Popkewitz
e019018
PDF (Português (Brasil))
Dispositivos, gubernamentalidad y educación en tiempos de gerenciamento conservador: un puzle para armar
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.768
Silvia Mariela Grinberg
e019019
PDF (Português (Brasil))
As redes sociais e a constituição dos sujeitos contemporâneos: um instrumento biopolítico?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.779
Nayara Dias Scrimim, Silvio Gallo
e019020
PDF (Português (Brasil))
Sustentação e disciplina nas medidas socioeducativas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.767
Conrado Neves Sathler
e019021
PDF (Português (Brasil))
Docência, escola e escolarização – uma entrevista de Michel Foucault para a Periscope em 1975
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.791
David da Silva Pereira
e019022
PDF (Português (Brasil))
Uma leitura da biopolítica: reflexões sobre a Segurança Pública no Brasil (2006 – 2017)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.772
Rodolfo Arruda Leite de Barros
e019023
PDF (Português (Brasil))
A docência como experiência ética: aproximações entre os estudos foucaultianos e a prática docente
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.764
Andre Marcio Picanço Favacho
e019024
PDF (Português (Brasil))
O dispositivo de Numeramentalidade: uma ferramenta conceitual, metodológica e analítica de inspiração foucaultiana
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.773
Renata Sperrhake, Samuel Edmundo Lopez Bello
e019025
PDF (Português (Brasil))
Territórios de povos e comunidades tradicionais: estado de exceção, governo bio/necropolítico e retomadas de tekoha
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.769
Marcos Mondardo
e019026
PDF (Português (Brasil))
Que rostos da escola emergem quando em frente ao espelho
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.794
Marcelo Vicentin
e019027
PDF (Português (Brasil))
Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.766
Márcia Aparecida Amador Mascia, Luciana Aparecida Silva de Azeredo
e019028
PDF (Português (Brasil))
Saberes em práticas culturais: condutas e contracondutas no campo da Matemática e da Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.763
Alexandrina Monteiro, Jackeline Rodrigues Mendes
e019029
PDF (Português (Brasil))
Teorias Críticas Latino-Americanas: leitores e leituras decoloniais de Foucault
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.784
Clayton Roberto Messias, Carlos Roberto da Silveira
e019030
PDF (Português (Brasil))
Subjetividades des(re)territorializadas no ensino de filosofia: uma análise das práticas e saberes de professores não graduados em filosofia
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.783
Daniel Santini Rodrigues
e019031
PDF (Português (Brasil))
Condução e contracondução na dança de salão
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.770
Carolina Polezi, Anderson Luiz Barbosa Martins
e019032
PDF (Português (Brasil))
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Português (Brasil)
Developed By
Open Journal Systems
Information
For Readers
For Authors
For Librarians