Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Seja bem-vindo!
Current
Edições Anteriores
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 39 No. 1 (2021): Publicação Contínua
Vol. 39 No. 1 (2021): Publicação Contínua
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1
Published:
2021-07-01
Editorial 2021
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1361
e021071
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Borboletas em lâmpadas: o coletivo escolar e a subjetivação dos educandos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.796
Cláudia Aparecida dos Santos, Ireno Antônio Berticelli
e021001
PDF (Português (Brasil))
O ensino da produção de texto em perspectiva dialógica: implicações para o ensino fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1065
Antonio Flávio Ferreira de Oliveira, Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Maria do Socorro Pereira da Silva
e021002
PDF (Português (Brasil))
Os programas suplementares do FNDE voltados à ampliação da jornada nas escolas: uma análise da crescente apropriação da racionalidade privatista no currículo do ensino médio em tempo integral
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1072
Micilane Pereira de Araújo, Jamerson Antônio de Almeida da Silva
e021003
PDF (Português (Brasil))
A institucionalização de sistemas internos de garantia de qualidade, como pilar para o desenvolvimento de processos de autorregulação de IES
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1087
Juliana da Silva Dias, Cassius Gomes de Oliveira
e021004
PDF (Português (Brasil))
Letramento na educação infantil: o que as professoras pensam (sabem)?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1017
Tatiana Santos Arruda
e021005
PDF (Português (Brasil))
Narrativas sobre a Universidade Federal de Goiás em Catalão 1986-2002
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1082
Wolney Honório Filho, Ana Paula Dias Pires
e021006
PDF (Português (Brasil))
Contribuições teóricas da abordagem histórico-cultural para educandos em situação de inclusão
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1091
Dorcely Isabel Bellanda Garcia
e021007
PDF (Português (Brasil))
O inglês como meio de instrução nas representações de alunos de um programa de pós-graduação em ciências biológicas
Michele Salles El Kadri, Kyria Rebeca Finardi, Reninni Taquini
e021008
PDF (Português (Brasil))
Oportunidades e desafios no ensino superior: experiências de universitários de camadas populares da Universidade Federal de Ouro Preto
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.812
Mariza Aparecida Costa Pena, Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Daniel Abud Seabra Matos
e021010
PDF (Português (Brasil))
Experiências associativas de docentes e trabalhadores no Recife: 1872-1915
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.828
Yan Soares Santos, Adriana Maria Paulo da Silva
e021011
PDF (Português (Brasil))
Valorizando a manifestação político-religiosa e cultural da Associação Terno do Congo Nossa Senhora do Rosário em Areado-MG
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.893
Natalino Neves da Silva, Ana Márcia da Silva Costa
e021012
PDF (Português (Brasil))
Estudo do verbo em livros didáticos: excesso permanente de metalinguagens para crianças
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1028
Wagner Rodrigues Silva, Ayne Almeida Andrade, Dalve Oliveira Batista-Santos
e021013
PDF (Português (Brasil))
Territorialização e ensino de psicopatologia
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1057
Conrado Neves Sathler
e021015
PDF (Português (Brasil))
Garantir o interesse e a atividade da criança: as festas escolares e o ideário renovado de ensino (finais do século XIX e primeiras décadas do século XX)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1077
Renata Marcílio Cândido
e021016
PDF (Português (Brasil))
Conselho municipal de educação: análise do princípio da gestão democrática nas legislações do município de São José de Ribamar/MA
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1103
Brenda Cristina Ferreira Gomes, Janaina de Araujo Pimenta, Maria José Pires Barros Cardozo
e021017
PDF (Português (Brasil))
Crianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1107
Marcos Cezar de Freitas, Raelen Brandino Gonçalves
e021018
PDF (Português (Brasil))
Educação, organização e resistência: o Seminário Integrador na Educação do Campo e a complexidade do conhecimento em torno de um eixo integrador
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1010
Débora Schmitt Kavalek, Ariele Maria Santos dos Reis
e021019
PDF (Português (Brasil))
Apontamentos Históricos sobre a educação marista na cidade de Curitiba (1924 a 1985)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1078
Danyelle Vallin Stropa, Alexandra Ferreira Martins Ribeiro, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
e021020
PDF (Português (Brasil))
Dissonâncias do Programa Tempo de Aprender (SEALF/MEC/2020) com as pesquisas sobre alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1125
Suzana Lopes de Albuquerque, Carlota Boto
e021021
PDF (Português (Brasil))
Os desafios da escrita do trabalho de conclusão de curso de pedagogia em uma universidade maranhense
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1146
Rhaiza Ludimila Gomes Vieira, Jónata Ferreira Moura
e021022
PDF (Português (Brasil))
Formação e atuação do professor orientador de estágio supervisionado na licenciatura em educação física
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1151
Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Antonio Germano Magalhães Junior
e021023
PDF (Português (Brasil))
Mensagens de educação matemática comunicadas no contexto de uma turma do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1163
Ilvanete dos Santos de Souza, Jonei Cerqueira Barbosa
e021024
PDF (Português (Brasil))
O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1215
Margarete Petri da Rosa, Maria Iolanda Monteiro
e021025
PDF (Português (Brasil))
Gênero e educação: dissidências, resistências e transgressões
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.857
Daniela Grieco Nascimento e Silva, Gustavo de Oliveira Duarte
e021041
PDF (Português (Brasil))
Produção do conhecimento e resistências na área da educação:
contribuições do único mestrado profissional em educação de jovens e adultos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1161
José Veiga Viñal Junior, Helga Porto Miranda, Ana Lúcia Nunes Pereira
e021044
PDF (Português (Brasil))
Da formação inicial ao ingresso na carreira docente: um diálogo luso-brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1167
Helena Felício
e021045
PDF (Português (Brasil))
A hegemonia da burguesia industrial brasileira: o caso do ensino técnico profissional (1930-1950)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1051
Talita Francieli Bordignon, Eraldo Leme Batista
e021054
PDF (Português (Brasil))
Relação professor e estudante na universidade: um olhar sobre a formação permanente e a atuação profissional
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1213
Fabrício Oliveira da Silva, Rosaria da Paixão Trindade
e021056
PDF (Português (Brasil))
Professor iniciante: considerações sobre o seu processo de indução no Ensino Técnico
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1169
Claudio Roberto Affonso, Maria de Fátima Ramos Andrade, Ana Silvia Moço Aparício
e021057
PDF (Português (Brasil))
A formação continuada segundo os (as) professores (as) do ensino médio no norte do Tocantins: forma, finalidade e conteúdo
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1195
Cleomar Locatelli, Hélida Queiroz
e021055
PDF (Português (Brasil))
A educação a distância na autoavaliação da Universidade Federal de Goiás – um estudo bibliográfico e documental
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.937
Flávia Magalhães Freire, Wendy Caldeira de Souza, Daniela da Costa Britto Pereira Lima
e021058
PDF (Português (Brasil))
Desnaturalizando os privilégios: o discurso dos livros didáticos de Sociologia sobre as desigualdades sociais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1124
Valci Melo
e021059
PDF (Português (Brasil))
Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1155
Camila Elis Fritsch, Edson Carpes Camargo
e021061
PDF (Português (Brasil))
Uma forma de educar na Escola Superior de Agricultura e Veterinária de Viçosa: a circulação de discursos higienistas e eugenistas na revista Seiva (1940 a 1948)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1193
Pedro de Oliveira Milagres, Gabriel Gomes de Oliveira, Anderson da Cunha Baía
e021062
PDF (Português (Brasil))
Formação e aprendizagem docente: como os professores aprendem a ser professores?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1316
Daliane do Nascimento dos Santos Rodrigues, Maria do Socorro Lopes da Silva , Kátia Regina Rodrigues Lima
e021064
PDF (Português (Brasil))
Clássicos da literatura infantil: implicações da indústria cultural
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1260
Luana Graziela da Cunha, Maria Terezinha Bellanda Galuch, Jéssica Maquiaveli
e021066
PDF (Português (Brasil))
A política pública de educação e o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em Manaus/AM: desafios diante das legislações
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1144
Claudiney Lofiego Cacau, Márcio de Oliveira, Iolete Ribeiro da Silva
e021067
PDF (Português (Brasil))
Desenvolvimento do senso numérico em crianças de um 1º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1136
Marina de Souza Bortolucci, Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid
e021068
PDF (Português (Brasil))
Ensaio
Ciência, paradigmas científicos e inter/transdisciplinaridade: implicações pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1134
Fábio Nascimento Sandes, Cícero da Silva
e021060
PDF (Português (Brasil))
Avaliação em larga escala, currículo e diversidade cultural
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1201
Marinete da Frota Figueredo, Dinalva de Jesus Santana Macêdo , Sônia Maria Alves de Oliveira Reis
e021063
PDF (Português (Brasil))
Relato de Experiência
O estágio de docência universitária: o uso do blog como possibilidade didático-metodológica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1098
Andrieli Dal Pizzol, Jamile Santinello, Eliziane de Fátima Alvaristo
e021009
PDF (Português (Brasil))
Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1029
Erica Aparecida Garrutti-Lourenço, Larissa Daniele de Jesus Coelho
e021014
PDF (Português (Brasil))
Um relato de experiência sobre a aplicação de duas estratégias de ensino para tratar da ética no serviço público brasileiro no município de São Francisco do Conde
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.905
Adelmaria Ione dos Santos, Jacqueline Silva da Silva
e021042
PDF (Português (Brasil))
Resenha(s)
Lev Vigotski: mediação, aprendizagem e desenvolvimento: uma leitura filosófica e epistemológica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1113
Flávia Letícia Soares e Silva
e021043
PDF (Português (Brasil))
Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem.
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1160
Ana Paula Moreira de Souza
e021065
PDF (Português (Brasil))
Dissertações e Teses
Teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco em 2021
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1360
e021069
PDF (Português (Brasil))
Pareceristas Ad hoc
Pareristas Ad hoc 2021
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1362
e021070
PDF (Português (Brasil))
Seção Temática: Os desafios do trabalho na contemporaneidade
Editorial: Os desafios do trabalho na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1280
Daniela Anjos, Maria Elizabeth Antunes Lima
e021026
PDF (Português (Brasil))
Le travail «ni fait ni à faire»: un risque pour la santé publique en France
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1281
Yves Clot
e021027
PDF (Português (Brasil))
A perspectiva histórico-cultural como orientação para a análise do trabalho - desafios do trabalho pedagógico na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1202
Ana Luiza Bustamante Smolka
e021028
PDF (Português (Brasil))
Elementos de psicologia geral e do trabalho em relação biunívoca
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1282
Jorge Tarcísio da Rocha Falcão
e021029
PDF (Português (Brasil))
O enigma da atividade humana convoca clínicas do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1267
Daisy Cunha
e021030
PDF (Português (Brasil))
A abordagem clínica e o conceito de atividade
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1265
Flávio Fernandes Fontes
e021031
PDF (Português (Brasil))
Clínica da atividade e análise institucional: intercessões possíveis
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1283
Claudia Osorio da Silva, Fernanda Spanier Amador, Tatiane Oliveira
e021032
PDF (Português (Brasil))
A observação como método de análise do trabalho
diferentes modos de apropriação
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1264
Giselle Reis Brandão, Maria Elizabeth Antunes Lima, Renata Bastos Ferreira Antipoff
e021033
PDF (Português (Brasil))
Uma intervenção em uma instituição de longa permanência para idosos: a animação recíproca da discussão
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1284
Mylène Zittoun, Yves Clot
e021034
PDF (Português (Brasil))
Professores da educação básica rumo à uberização ou ao desemprego? Uma análise das relações de trabalho nas escolas estaduais da região metropolitana de Campinas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1263
Selma Venco
e021035
PDF (Português (Brasil))
Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1271
Siderlene Muniz-Oliveira, Anselmo Lima, Dalvane Althaus
e021036
PDF (Português (Brasil))
Como analisar o métier do professor alfabetizador?
Contribuições teórico-metodológicas da perspectiva histórico-cultural e da clínica da atividade
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1266
Ana Lúcia Horta Nogueira
e021037
PDF (Português (Brasil))
O papel da língua materna no ensino do francês como língua estrangeira: uma velha questão rediscutida à luz das ciências do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1285
Eliane Gouvêa Lousada
e021038
PDF (Português (Brasil))
O papel dos afetos na atividade docente
a experiência de um professor diretor de turma de ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1279
Rozania Maria Alves de Moraes, Marina Cavalcanti Tavares Clemente, Luciana Peixoto Bessa
e021039
PDF (Português (Brasil))
Os conflitos nos desdobramentos de uma intervenção em clínica da atividade em contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1286
Ermelinda Barricelli, Katia Diolina, Daniela Anjos
e021040
PDF (Português (Brasil))
Seção Temática: “A presença de Gaston Bachelard no Brasil”
Apresentação: A presença de Gaston Bachelard no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1308
Luzia Batista Silva, Gabriel Kafure da Rocha , David Velanes
e021040
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
FRANCÊS (Português (Brasil))
INGLÊS (Português (Brasil))
A hermenêutica de Gaston Bachelard
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1239
Constança Marcondes César
e021041
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
FRANCÊS (Português (Brasil))
Implicações do método em Gaston Bachelard
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1235
Elyana Barbosa
e021042
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
INGLÊS (Português (Brasil))
O lugar da educação na obra de Gaston Bachelard
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1237
Luzia Batista de Oliveira Silva
e021043
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
INGLÊS (Português (Brasil))
Da imagem criadora bachelardiana à educação imaginativa
Notas preliminares
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1252
Ana Laudelina Ferreira Gomes
e021044
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
INGLÊS (Português (Brasil))
Brunschvicg, Bergson e Meyerson: influências e contra-influências na filosofia de Bachelard
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1244
Gustavo Bertoche Guimarães
e021045
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
INGLÊS (Português (Brasil))
Ambiguidade e Contradição ou Elogio à Diversidade
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1248
Marcelo de Carvalho
e021046
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
FRANCÊS (Português (Brasil))
A Educação entre obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1254
David Velanes, Elyana Barbosa
e021047
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
FRANCÊS (Português (Brasil))
Pedagogia do acolhimento: Reflexões sobre a poética do espaço em Bachelard
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1229
William Gustavo Machado, Gabriel Kafure da Rocha
e021048
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
INGLÊS (Português (Brasil))
Gaston Bachelard: uma pedagogia racional
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1233
Ângelo Márcio Macedo Gonçalves
e021049
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
FRANCÊS (Português (Brasil))
A educação viva entre a abordagem livre e a experiência estética:
A poética do espaço por Gaston Bachelard e a teoria do design de Enzo Mari em comparação.
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1246
Aurosa Alison
e021050
ITALIANO (Português (Brasil))
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
Matéria, Elemento e Arquétipo em Gaston Bachelard
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1232
Jean-Jacques Wunenburger
e021051
FRANCÊS (Português (Brasil))
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
Por que estudar Bachelard?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1242
Marly Bulcão
e021052
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
FRANCÊS (Português (Brasil))
Um relato de experiência no canal Bachelard Brasil- Youtube
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1250
André Jorge Campello Rodrigues Pereira
e021053
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
FRANCÊS (Português (Brasil))
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Português (Brasil)
Developed By
Open Journal Systems
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Keywords