Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Seja bem-vindo!
Current
Edições Anteriores
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 38 No. 1 (2020): Publicação Contínua
Vol. 38 No. 1 (2020): Publicação Contínua
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1
Published:
2021-07-02
Editorial 2020
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1139
e020070
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Retomando a educação ambiental crítica a partir dos pressupostos de Paulo Freire e Enrique Dussel
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.757
André Luis Castro de Freitas, Luciane Albernaz de Araujo Freitas
e020013
PDF (Português (Brasil))
Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.714
Jairo Antônio Paixão, Camila Quintão Ribeiro
e020014
PDF (Português (Brasil))
A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.867
Wagner Marcelo Pommer, Mariana Chiccolli Pereira de Rezende
e020015
PDF (Português (Brasil))
A argumentação no ensino de ciências no âmbito escolar: o antagonismo entre o que consta no Currículo Oficial do Estado de São Paulo e, as afirmações dos discentes
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.885
Agnaldo Ronie Pezarini, Maria Delourdes Maciel
e020016
PDF (Português (Brasil))
Experiência com graffitis: modos de resistência e educação informal
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.697
Paulo Roberto Faber Tavares Junior, Alberto d'Avila Coelho
e020019
PDF (Português (Brasil))
Entremeios etários: Os “novos” sujeitos da Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.756
Hiran Pinel, João Luiz Simplício Porto, Adriana Rosely Magro
e020020
PDF (Português (Brasil))
Formação para o atendimento educacional especializado: a constituição do sujeito pelo endividamento da maximum capacity
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.816
Daiana Bastos da Silva Santos, Helena Venites Sardagna
e020021
PDF (Português (Brasil))
O percurso histórico do ensino médio no Brasil: uma reflexão sobre as políticas públicas de avaliação educacional
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.821
Fábio Alexandre Ferreira Gusmão, Simone Silveira Amorim
e020022
PDF (Português (Brasil))
Leitura literária no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.862
Lovani Volmer, Ana Candida Carvalho, Luciano Santos
e020023
PDF (Português (Brasil))
Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.918
Carollina Carvalho Ramos de Lima, Rodrigo Godinho Felipe
e020024
PDF (Português (Brasil))
Produções sobre educação inclusiva: o ensino superior em foco
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.840
Carla Pacheco Govêa, Claudia Gomes
e020025
PDF (Português (Brasil))
Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.854
Luiz Martins Junior, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Suelen Santos Mauricio
e020026
PDF (Português (Brasil))
Um olhar para os saberes docentes que estruturam a prática pedagógica do professor universitário
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.895
Mario José Knapik, Marilda Aparecida Behrens, Edna Liz Prigol
e020027
PDF (Português (Brasil))
Estudos biográficos de formação e pesquisa: caminhos para elucidação da problemática de estudo
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.716
Jarles Lopes de Medeiros
e020028
PDF (Português (Brasil))
Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.829
Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Helen Rose Flores de Flores
e020029
PDF (Português (Brasil))
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.830
Wilmo Ernesto Francisco Junior, Neila da Silva Paschoal, Maria Jeane Vieira da Silva
e020030
PDF (Português (Brasil))
Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.877
Rita de Cássia Antonia Nespoli Ramos
e020031
PDF (Português (Brasil))
Apontamentos sobre os espaços sócio-ocupacionais da Pedagogia não escolar
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.889
Sandrielli Cassiano de Carvalho, Fernando Guimarães Oliveira da Silva
e020032
PDF (Português (Brasil))
As relações entre discursos representados em textos de Materiais Curriculares Educativos sobre Matemática
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.912
Reinaldo Feio Lima, Andréia Maria Pereira de Oliveira
e020033
PDF (Português (Brasil))
Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.723
Gabriela Piske, Adair de Aguiar Neitzel
e020047
PDF (Português (Brasil))
Políticas para a educação básica: a relação entre a proposta de aceleração no Paraná e a qualidade da educação
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.804
Rosaria Cordeiro Bernardo Fillipi, Eliane Cleide da Silva Czernisz, Marleide Rodrigues da Silva Perrude
e020048
PDF (Português (Brasil))
Entre teoria e prática: o que dizem os alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.848
Ana Julia Becker, Angelica Vier Munhoz, Claudia Inês Horn
e020049
PDF (Português (Brasil))
Literacia para as mídias: diálogos pedagógicos e sociais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.850
Ricardo Cocco, Flávia Eloisa Caimi, Luis Bonixe
e020050
PDF (Português (Brasil))
Ética na pesquisa: um estudo sobre teses de doutoramento em educação
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.897
Jones Baroni Ferreira de Menezes, Ana Michele da Silva Lima, João Batista Carvalho Nunes
e020051
PDF (Português (Brasil))
Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.913
Emanuela Galvão Páscoa, Mara Silvana Ferreira Godinho, Francisco Marconcio Targino de Moura
e020052
PDF (Português (Brasil))
Nicho de Aprendizagem Matemática: uma experiência de ensinar e aprender matemática em convivência
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1014
Graziela Rossetto Giron, Eliana Maria do Sacramento Soares
e020053
PDF (Português (Brasil))
Leitura e escrita na escola: significados e sentidos atribuídos pelas crianças
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1006
Débora da Silva Furlaneti, Elvira Cristina Martins Tassoni
e020054
PDF (Português (Brasil))
Conhecer no/pelo sofrer: a vítima como sujeito no testemunho e na transgressão
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1050
Allan Silva Coelho
e020055
PDF (Português (Brasil))
Reflexões arqueológicas sobre a questão da aprendizagem em Paulo Freire: achados enunciativos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1022
Erenildo João Carlos, Dafiana do Socorro Soares Vicente-Carlos
e020056
PDF (Português (Brasil))
As políticas de combate ao analfabetismo no Brasil: continuidades e descontinuidades
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1041
Sandra Cristina Vanzuita da Silva, Valéria Silva Ferreira, Rosiani Fabricia Ribeiro Boeing
e020057
PDF (Português (Brasil))
Ensaio
Uma análise construcionista social da liberdade na educação
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.760
Rita de Cássia de Souza
e020034
PDF (Português (Brasil))
Relato de Experiência
O jogo digital Quiz dos tecidos, as contribuições da monitoria para o ensino de Histologia e para a formação acadêmica do monitor
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.797
Luciano Cardoso Santos, Cristina Luísa Conceição de Oliveira
e020017
PDF (Português (Brasil))
Argumentação em espaços educativos não-formais: um curso de extensão para mediadores em Centro de Divulgação Científico e Cultural
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.687
Lea Veras, Salete Linhares Queiroz
e020018
PDF (Português (Brasil))
Resenha(s)
Pesquisa-Formação: professoras da infância, suas narrativas e fotografias possibilitando paisagens
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.849
Solange Maria de Oliveira Cruz
e020035
PDF (Português (Brasil))
Sobre o autoritarismo brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.948
Melissa Probst
PDF (Português (Brasil))
Pareceristas Ad hoc
Pareceristas Ad hoc
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.955
PDF (Português (Brasil))
Dissertações e Teses
Teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco
PDF (Português (Brasil))
Seção temática: Formação, docência e práticas na educação de pessoas adultas
Apresentação: Perspectivas diversas sobre formação, docência e práticas na educação de pessoas jovens, adultas e idosas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1137
José Jackson Reis dos Santos, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Osmar Hélio Araújo
e020058
PDF (Português (Brasil))
Processos de formação e prática docente na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1141
Gladys Blazich, Maria del Carmen Lorenzatti
e020068
PDF (Português (Brasil))
Desafios para a formação docente de jovens e adultos: um olhar para o ensino de Ciências e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.968
Cibele Barbosa de Araujo Santana, Marco Antonio Leandro Barzano
e020059
PDF (Português (Brasil))
Docência na educação de mulheres jovens, adultas e idosas no cárcere
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.917
Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Suzianne Silva de Oliveira
e020060
PDF (Português (Brasil))
A docência na educação de jovens e adultos: limites e possibilidades da atuação docente
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.992
Laís Bastos Marchesoni, Viviane Gislaine Caetano Auada, Elsa Midori Shimazaki
e020069
PDF (Português (Brasil))
Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.973
Rodrigo Ademar Bender, Sita Mara Lopes Sant'Anna
e020061
PDF (Português (Brasil))
Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.972
Francisco Canindé Silva
e020062
PDF (Português (Brasil))
Reflexões sobre a prática docente o desafio da qualidade no PROEJA
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.962
Helen Wanderley do Prado, Jupter Martins de Abreu Junior
e020063
PDF (Português (Brasil))
Narrativas de vida sobre a escolarização dos idosos: contribuições na formação inicial dos professores
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.975
Bethania Medeiros Geremias, Thayná Luana Borges
e020064
PDF (Português (Brasil))
O ensino da leitura na Educação de Jovens e Adultos: da vida para a escola, da escola para a vida
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.991
Maria José Gomes Cavalcante, Eliana Borges Correia Albuquerque
e020065
PDF (Português (Brasil))
Levantamento de investigações sobre a Educação de Jovens e Adultos na Revista Boletim de Educação Matemática-BOLEMA
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.989
Anildo Soares Flôr, Edvonete Souza de Alencar, Alessandra Cristina Furtado
e020066
PDF (Português (Brasil))
Representatividade da população negra no material didático de geografia do programa “nova EJA”: para além da denúncia, um outro olhar
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.935
Tiago Dionisio, Guilherme Pereira Stribel
e020067
PDF (Português (Brasil))
Seção Temática: Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas
Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas: desafios políticos, teóricos e metodológicos para a (trans)formação e resistência(s) no contexto contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1111
José Jackson Reis dos Santos, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Osmar Hélio Araújo
e020037
PDF (Português (Brasil))
Reconfiguração da atividade profissional do educador de adultos – o reconhecimento e validação de adquiridos experienciais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1000
Carmen Cavaco
e020038
PDF (Português (Brasil))
Práxis pedagógica e produção de sentidos à atividade de estudo para estudantes do PROEJA
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.961
Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Ivanir Ribeiro
e020039
PDF (Português (Brasil))
A formação profissional docente para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.910
Paola Andressa Scortegagna, Isadora Fonseca de Souza
e020040
PDF (Português (Brasil))
Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do estado da Bahia (Brasil): caminhos para a construção curricular
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1024
Magna Simone de Souza Pinheiro, Edinaldo Medeiros Carmo, Maria Cristina Dantas Pina
e020041
PDF (Português (Brasil))
A educação de jovens e adultos no documento final do Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.957
Ricardo Macedo Moreira de Paiva
e020042
PDF (Português (Brasil))
Práticas curriculares matemáticas em uma escola da zona rural do Ceará: padronizações, relações de cumplicidade e resistências no ensino de pessoas jovens, adultas e idosas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.944
Francisco Josimar Ricardo Xavier, Adriano Vargas Freitas
e020043
PDF (Português (Brasil))
Argumentações presentes nos conteúdos de matemática no livro didático da educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.980
Eloar Barreto Feitoza Sá, João Paulo Attie
e020044
PDF (Português (Brasil))
Temporalidade, envelhecimento e linguagens tecnológicas: educação e emancipação na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.977
Carla da Silva Santana Castro, Claudia da Silva Santana, Marina Soares Bernardes
e020045
PDF (Português (Brasil))
Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.939
Mariana Pícaro Cerigatto
e020046
PDF (Português (Brasil))
Seção Temática: Gênero textual/discursivo como instrumento
Apresentação: Gênero textual/discursivo como instrumento possibilitador de letramentos: práticas necessárias no contexto formal de ensino
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.914
Milena Moretto, Cleide Inês Wittke, Vera Lúcia Lopes Cristovão, Natasha Artemeva
e020001
PDF (Português (Brasil))
Capstone courses across disciplines: an exploratory study of a pedagogical genre
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.906
Flavia Renon
e020002
PDF (Português (Brasil))
Workplace requests: A critical literature review
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.908
Neil Lapierre
e020003
PDF (Português (Brasil))
Institutional mission statements: discursive construction of organizational identity in Canadian post-secondary education
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.907
Sebin Jung
e020004
PDF (Português (Brasil))
Diálogo e interação na produção de textos na escola: análise de um evento de letramento
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.802
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Erica Feijó Lima
e020005
PDF (Português (Brasil))
A produção textual em contextos do letramento e significação social
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.846
Adriana Cavalcanti dos Santos, Wilton Petrus dos Santos, Nádson Araújo dos Santos
e020006
PDF (Português (Brasil))
O texto visual no livro didático de língua portuguesa: reflexões e desafios em multimodalidade
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.852
Rafael Seixas de Amoêdo, Neiva Maria machado Soares
e020007
PDF (Português (Brasil))
Letramento matemático: um processo construído pelo narrar e pelas linguagens
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.860
Cidinéia da Costa Luvison, Luzia Batista de Oliveira Silva
e020008
PDF (Português (Brasil))
Um estudo sobre o gênero digital HQtrônica em língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.871
Luana Fossatti Testa, Didiê Ana Ceni Denardi, Siderlene Muniz-Oliveira
e020009
PDF (Português (Brasil))
O trabalho com gêneros textuais em um curso de Pedagogia: uma proposta de produção editorial para o letramento profissional
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.874
Claudia de Jesus Abreu Feitoza, Milena Moretto
e020010
PDF (Português (Brasil))
Ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.875
Sandra Costa Lima, Samuel de Carvalho Lima, José Araújo Amaral
e020011
PDF (Português (Brasil))
Ações de Didatização de Gêneros em prol de Letramentos Acadêmicos: práticas e demandas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.869
Vera Lucia Lopes Cristovão, Jacqueline Sanches Vignoli
e020012
PDF (Português (Brasil))
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Português (Brasil)
Developed By
Open Journal Systems
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Keywords