Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Seja bem-vindo!
Atual
Edições Anteriores
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua
v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1
Publicado:
02-07-2021
Editorial 2020
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1139
e020070
PDF
Artigos
Retomando a educação ambiental crítica a partir dos pressupostos de Paulo Freire e Enrique Dussel
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.757
André Luis Castro de Freitas, Luciane Albernaz de Araujo Freitas
e020013
PDF
Prática docente frente às questões de gênero no cotidiano das aulas de educação física
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.714
Jairo Antônio Paixão, Camila Quintão Ribeiro
e020014
PDF
A leitura das horas no material didático do projeto Educação Matemática nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.867
Wagner Marcelo Pommer, Mariana Chiccolli Pereira de Rezende
e020015
PDF
A argumentação no ensino de ciências no âmbito escolar: o antagonismo entre o que consta no Currículo Oficial do Estado de São Paulo e, as afirmações dos discentes
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.885
Agnaldo Ronie Pezarini, Maria Delourdes Maciel
e020016
PDF
Experiência com graffitis: modos de resistência e educação informal
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.697
Paulo Roberto Faber Tavares Junior, Alberto d'Avila Coelho
e020019
PDF
Entremeios etários: Os “novos” sujeitos da Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.756
Hiran Pinel, João Luiz Simplício Porto, Adriana Rosely Magro
e020020
PDF
Formação para o atendimento educacional especializado: a constituição do sujeito pelo endividamento da maximum capacity
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.816
Daiana Bastos da Silva Santos, Helena Venites Sardagna
e020021
PDF
O percurso histórico do ensino médio no Brasil: uma reflexão sobre as políticas públicas de avaliação educacional
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.821
Fábio Alexandre Ferreira Gusmão, Simone Silveira Amorim
e020022
PDF
Leitura literária no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.862
Lovani Volmer, Ana Candida Carvalho, Luciano Santos
e020023
PDF
Parâmetros para um letramento de pesquisa histórica escolar situada no ciberespaço
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.918
Carollina Carvalho Ramos de Lima, Rodrigo Godinho Felipe
e020024
PDF
Produções sobre educação inclusiva: o ensino superior em foco
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.840
Carla Pacheco Govêa, Claudia Gomes
e020025
PDF
Formação docente e inclusão na educação básica: movimentando narrativas de professores/as de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.854
Luiz Martins Junior, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Suelen Santos Mauricio
e020026
PDF
Um olhar para os saberes docentes que estruturam a prática pedagógica do professor universitário
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.895
Mario José Knapik, Marilda Aparecida Behrens, Edna Liz Prigol
e020027
PDF
Estudos biográficos de formação e pesquisa: caminhos para elucidação da problemática de estudo
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.716
Jarles Lopes de Medeiros
e020028
PDF
Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na educação
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.829
Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Helen Rose Flores de Flores
e020029
PDF
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação docente em química: investigando aprendizagens a partir de narrativas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.830
Wilmo Ernesto Francisco Junior, Neila da Silva Paschoal, Maria Jeane Vieira da Silva
e020030
PDF
Produção textual em livros didáticos de terceiro ano de ensino médio: concepções de linguagem e ensino
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.877
Rita de Cássia Antonia Nespoli Ramos
e020031
PDF
Apontamentos sobre os espaços sócio-ocupacionais da Pedagogia não escolar
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.889
Sandrielli Cassiano de Carvalho, Fernando Guimarães Oliveira da Silva
e020032
PDF
As relações entre discursos representados em textos de Materiais Curriculares Educativos sobre Matemática
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.912
Reinaldo Feio Lima, Andréia Maria Pereira de Oliveira
e020033
PDF
Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.723
Gabriela Piske, Adair de Aguiar Neitzel
e020047
PDF
Políticas para a educação básica: a relação entre a proposta de aceleração no Paraná e a qualidade da educação
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.804
Rosaria Cordeiro Bernardo Fillipi, Eliane Cleide da Silva Czernisz, Marleide Rodrigues da Silva Perrude
e020048
PDF
Entre teoria e prática: o que dizem os alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.848
Ana Julia Becker, Angelica Vier Munhoz, Claudia Inês Horn
e020049
PDF
Literacia para as mídias: diálogos pedagógicos e sociais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.850
Ricardo Cocco, Flávia Eloisa Caimi, Luis Bonixe
e020050
PDF
Ética na pesquisa: um estudo sobre teses de doutoramento em educação
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.897
Jones Baroni Ferreira de Menezes, Ana Michele da Silva Lima, João Batista Carvalho Nunes
e020051
PDF
Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.913
Emanuela Galvão Páscoa, Mara Silvana Ferreira Godinho, Francisco Marconcio Targino de Moura
e020052
PDF
Nicho de Aprendizagem Matemática: uma experiência de ensinar e aprender matemática em convivência
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1014
Graziela Rossetto Giron, Eliana Maria do Sacramento Soares
e020053
PDF
Leitura e escrita na escola: significados e sentidos atribuídos pelas crianças
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1006
Débora da Silva Furlaneti, Elvira Cristina Martins Tassoni
e020054
PDF
Conhecer no/pelo sofrer: a vítima como sujeito no testemunho e na transgressão
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1050
Allan Silva Coelho
e020055
PDF
Reflexões arqueológicas sobre a questão da aprendizagem em Paulo Freire: achados enunciativos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1022
Erenildo João Carlos, Dafiana do Socorro Soares Vicente-Carlos
e020056
PDF
As políticas de combate ao analfabetismo no Brasil: continuidades e descontinuidades
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1041
Sandra Cristina Vanzuita da Silva, Valéria Silva Ferreira, Rosiani Fabricia Ribeiro Boeing
e020057
PDF
Ensaio
Uma análise construcionista social da liberdade na educação
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.760
Rita de Cássia de Souza
e020034
PDF
Relato de Experiência
O jogo digital Quiz dos tecidos, as contribuições da monitoria para o ensino de Histologia e para a formação acadêmica do monitor
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.797
Luciano Cardoso Santos, Cristina Luísa Conceição de Oliveira
e020017
PDF
Argumentação em espaços educativos não-formais: um curso de extensão para mediadores em Centro de Divulgação Científico e Cultural
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.687
Lea Veras, Salete Linhares Queiroz
e020018
PDF
Resenha(s)
Pesquisa-Formação: professoras da infância, suas narrativas e fotografias possibilitando paisagens
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.849
Solange Maria de Oliveira Cruz
e020035
PDF
Sobre o autoritarismo brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.948
Melissa Probst
PDF
Pareceristas Ad hoc
Pareceristas Ad hoc
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.955
PDF
Dissertações e Teses
Teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco
PDF
Seção temática: Formação, docência e práticas na educação de pessoas adultas
Apresentação: Perspectivas diversas sobre formação, docência e práticas na educação de pessoas jovens, adultas e idosas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1137
José Jackson Reis dos Santos, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Osmar Hélio Araújo
e020058
PDF
Processos de formação e prática docente na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1141
Gladys Blazich, Maria del Carmen Lorenzatti
e020068
PDF
Desafios para a formação docente de jovens e adultos: um olhar para o ensino de Ciências e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.968
Cibele Barbosa de Araujo Santana, Marco Antonio Leandro Barzano
e020059
PDF
Docência na educação de mulheres jovens, adultas e idosas no cárcere
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.917
Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Suzianne Silva de Oliveira
e020060
PDF
A docência na educação de jovens e adultos: limites e possibilidades da atuação docente
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.992
Laís Bastos Marchesoni, Viviane Gislaine Caetano Auada, Elsa Midori Shimazaki
e020069
PDF
Docência na educação profissional: um olhar sobre o reconhecimento e validação dos saberes experienciais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.973
Rodrigo Ademar Bender, Sita Mara Lopes Sant'Anna
e020061
PDF
Memórias de práticas docentes na EJA: redes outras de formação continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.972
Francisco Canindé Silva
e020062
PDF
Reflexões sobre a prática docente o desafio da qualidade no PROEJA
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.962
Helen Wanderley do Prado, Jupter Martins de Abreu Junior
e020063
PDF
Narrativas de vida sobre a escolarização dos idosos: contribuições na formação inicial dos professores
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.975
Bethania Medeiros Geremias, Thayná Luana Borges
e020064
PDF
O ensino da leitura na Educação de Jovens e Adultos: da vida para a escola, da escola para a vida
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.991
Maria José Gomes Cavalcante, Eliana Borges Correia Albuquerque
e020065
PDF
Levantamento de investigações sobre a Educação de Jovens e Adultos na Revista Boletim de Educação Matemática-BOLEMA
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.989
Anildo Soares Flôr, Edvonete Souza de Alencar, Alessandra Cristina Furtado
e020066
PDF
Representatividade da população negra no material didático de geografia do programa “nova EJA”: para além da denúncia, um outro olhar
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.935
Tiago Dionisio, Guilherme Pereira Stribel
e020067
PDF
Seção Temática: Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas
Docência(s) na educação de pessoas jovens, adultas e idosas: desafios políticos, teóricos e metodológicos para a (trans)formação e resistência(s) no contexto contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1111
José Jackson Reis dos Santos, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Osmar Hélio Araújo
e020037
PDF
Reconfiguração da atividade profissional do educador de adultos – o reconhecimento e validação de adquiridos experienciais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1000
Carmen Cavaco
e020038
PDF
Práxis pedagógica e produção de sentidos à atividade de estudo para estudantes do PROEJA
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.961
Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Ivanir Ribeiro
e020039
PDF
A formação profissional docente para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.910
Paola Andressa Scortegagna, Isadora Fonseca de Souza
e020040
PDF
Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do estado da Bahia (Brasil): caminhos para a construção curricular
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.1024
Magna Simone de Souza Pinheiro, Edinaldo Medeiros Carmo, Maria Cristina Dantas Pina
e020041
PDF
A educação de jovens e adultos no documento final do Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.957
Ricardo Macedo Moreira de Paiva
e020042
PDF
Práticas curriculares matemáticas em uma escola da zona rural do Ceará: padronizações, relações de cumplicidade e resistências no ensino de pessoas jovens, adultas e idosas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.944
Francisco Josimar Ricardo Xavier, Adriano Vargas Freitas
e020043
PDF
Argumentações presentes nos conteúdos de matemática no livro didático da educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.980
Eloar Barreto Feitoza Sá, João Paulo Attie
e020044
PDF
Temporalidade, envelhecimento e linguagens tecnológicas: educação e emancipação na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.977
Carla da Silva Santana Castro, Claudia da Silva Santana, Marina Soares Bernardes
e020045
PDF
Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.939
Mariana Pícaro Cerigatto
e020046
PDF
Seção Temática: Gênero textual/discursivo como instrumento
Apresentação: Gênero textual/discursivo como instrumento possibilitador de letramentos: práticas necessárias no contexto formal de ensino
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.914
Milena Moretto, Cleide Inês Wittke, Vera Lúcia Lopes Cristovão, Natasha Artemeva
e020001
PDF
Capstone courses across disciplines: an exploratory study of a pedagogical genre
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.906
Flavia Renon
e020002
PDF
Workplace requests: A critical literature review
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.908
Neil Lapierre
e020003
PDF
Institutional mission statements: discursive construction of organizational identity in Canadian post-secondary education
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.907
Sebin Jung
e020004
PDF
Diálogo e interação na produção de textos na escola: análise de um evento de letramento
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.802
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Erica Feijó Lima
e020005
PDF
A produção textual em contextos do letramento e significação social
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.846
Adriana Cavalcanti dos Santos, Wilton Petrus dos Santos, Nádson Araújo dos Santos
e020006
PDF
O texto visual no livro didático de língua portuguesa: reflexões e desafios em multimodalidade
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.852
Rafael Seixas de Amoêdo, Neiva Maria machado Soares
e020007
PDF
Letramento matemático: um processo construído pelo narrar e pelas linguagens
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.860
Cidinéia da Costa Luvison, Luzia Batista de Oliveira Silva
e020008
PDF
Um estudo sobre o gênero digital HQtrônica em língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.871
Luana Fossatti Testa, Didiê Ana Ceni Denardi, Siderlene Muniz-Oliveira
e020009
PDF
O trabalho com gêneros textuais em um curso de Pedagogia: uma proposta de produção editorial para o letramento profissional
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.874
Claudia de Jesus Abreu Feitoza, Milena Moretto
e020010
PDF
Ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.875
Sandra Costa Lima, Samuel de Carvalho Lima, José Araújo Amaral
e020011
PDF
Ações de Didatização de Gêneros em prol de Letramentos Acadêmicos: práticas e demandas
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.869
Vera Lucia Lopes Cristovão, Jacqueline Sanches Vignoli
e020012
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Português (Brasil)
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave