Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Seja bem-vindo!
Atual
Edições Anteriores
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 42 n. 1 (2024): Publicação contínua
v. 42 n. 1 (2024): Publicação contínua
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1
Publicado:
29-03-2024
Artigos
Reflexões sobre as mídias digitais na sociedade tecnológica e na escola e formação de adolescentes:
as contribuições de Deleuze e Guattari
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1706
Maria Janete Lima
e023102
PDF
A escola como lugar de redenção:
pistas de devir-criança do brincar
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1669
Adilson Cristiano Habowski, Cleber Gibbon Ratto
e023101
PDF
Formação profissional de mulheres da área da Construção Civil do estado de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1677
Ângela Fátima da Rocha, Sueli Correa Lemes Valezi, Ernany Paranaguá da Silva
e023060
PDF
A formação inicial e continuada de professores de ciências e de biologia e a BNCC
um levantamento das produções publicadas nos anais do Enebio e do Enpec
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1699
Maria Adriana Santos Carvalho, Aline Andréia Nicolli
e023061
PDF
Olhar a arte por uma tela
os efeitos da pandemia do vírus Sars-CoV-2 nas práticas artísticas do Sesc Lajeado, RS
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1374
Bruna Zanini Fiorin, Angelica Vier Munhoz
e023062
PDF
Indicadores de qualidade da educação superior no contexto da Universidade de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1631
Atair Silva de Sousa, Wanderley dos Santos Roberto
e023063
PDF
História imediata e participante da formação de professores na cidade de São Paulo (2001-2004)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1577
Lucilene Schunck Costa Pisaneschi , Carlos Bauer
e023070
PDF
Narrativas como possibilidades de desvelamento do impacto da modernidade/colonialidade sobre a docência a partir de uma experiência autoformativa
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1632
Nilton Bruno Tomelin, Rita Buzzi Rausch
e023072
PDF
A dança na interdisciplinaridade com a literatura e as artes visuais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1509
Isleide Steil
e023073
PDF
Direito à educação em escola pública:
acesso, permanência e qualidade em uma crise político-sanitária
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1611
Janaina da Cunha Silva, Jaciara de Sá Carvalho
e023089
PDF
Os percursos sociais e escolares de estudantes de cursos técnicos da educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1679
Itamar de Oliveira Corrêa Filho, Jairo Antonio da Paixão
e023090
PDF
Por uma dada história da extensão universitária brasileira
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1628
Thiago Alexandre Hayakawa, Luzia Bueno, Maria de Fátima Guimarães
e023093
PDF
Metodologias ativas na formação continuada para docentes de licenciaturas na modalidade EaD
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1344
Rafaela Ramalhete Ferraz, Maria Carolina Cascino da Cunha Carneiro, Rosanna Claudia Bendinelli
e023094
PDF
Práticas higiênicas na concepção do projeto formador da Escola Superior de Agricultura e Veterinária de Viçosa (1922-1931)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1504
Pedro de Oliveira Milagres, Anderson da Cunha Baia
e023095
PDF
A constituição da identidade da rede de Educação Infantil do município de Panambi/RS em diálogo com a Educação da Infância de Reggio Emilia
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1496
Adriane Graeff, Arnaldo Nogaro
e023096
PDF
Família, pátria e desenvolvimento:
a formação do cidadão virtuoso no livro didático Meu Livro de Brasil da disciplina Educação Moral e Cívica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1630
Francisco das Chagas Silva Souza, Francisco Vieira da Silva, Francisca Geise Varela Costa
e023097
PDF
Pedagogia da não-violência de gênero na escola:
uma perspectiva pós-crítica do currículo?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1795
Adriana da Silva Dias, Sirlene Mota Pinheiro da Silva
e023098
PDF
As redes de sociabilidade e a escrita feminina no Brasil do século XIX e XX:
uma breve análise de produções (2010-2022)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1681
Welingthon dos Santos Silva, Kelly Lislie Julio
e023099
PDF
Juventudes, diversidade e educação profissional e tecnológica:
categorias que se aproximam?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1666
Jorge Luiz dos Santos de Souza, Ana Sara Castaman, Josimar de Aparecido Vieira
e023100
PDF
Ensaio
O intolerável sobre os corpos nos espaços de desenvolvimento infantil
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1730
Daniele Abreu Migon; Rosa Malena de Araújo Carvalho
e023064
PDF
Relato de Experiência
A inserção curricular da extensão:
experiência no ensino superior em saúde
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1766
Thaís Branquinho Oliveira Fragelli, Isabella Araújo Alves de Lima
e023085
PDF
Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas
Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1866
Luana Ferrarotto, Marta Fernandes Garcia, Jean Douglas Zeferino Rodrigues, Manuela Terrasêca
e023092
PDF
Políticas de avaliação (externa) da educação não superior no Brasil e em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1703
Vanessa Rosana Peluchen Camargo, Marilda Pasqual Schneider
e023065
PDF
Os fundamentos da política de accountability no Programa AlfaMais para a alfabetização em Goiás
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1708
Flávia Martins Vieira, Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira, Lúcia Maria de Assis
e023066
PDF
Os magos da educação para a América Latina e Caribe:
os professores nas orientações dos Organismos Internacionais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1721
Giselle Cristina Martins Real, Jullie Cristhie Conceição
e023067
PDF
Apropriação dos resultados das avaliações da aprendizagem para fins de reorientação da prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1740
Valderlice Rosa de Souza, Regilson Maciel Borges
e023068
PDF
Construção de uma avaliação de viés formativo:
a experiência do Educandário Humberto de Campos em análise
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1745
Beatriz Nogueira Marques de Vasconcelos, Luana Costa Almeida
e023069
PDF
Exame Nacional do Ensino Médio em questão
referência de autoavaliação ou procedimento de avaliação do sujeito?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1710
Bruna Betamin de Souza, Doris Maria Luzzardi Fiss
e023071
PDF
PDF (English)
Avaliação institucional participativa na educação infantil:
processos formativos docentes
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1723
Cristiane Amancio, Virgínia Louzada
e023074
PDF
Usos (e abusos) da performatividade:
por um gestor escolar anti-herói
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1718
Sanny Silva da Rosa, Marco Wandercil da Silva , Alessandra Cristina Matheus de Paiva Pereira
e023075
PDF
Um estudo da aplicação de uma prova-escrita-em-fases de matemática no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1724
Gabriel dos Santos e Silva, Jessica Aparecida Borssoi Zanquim
e023076
PDF
A avaliação na visão de futuros professores
elementos que dificultam a aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1726
Paulo Sérgio Garcia, Carlos Alexandre Felício Brito
e023077
PDF
Avaliação das aprendizagens na educação de pessoas jovens, adultas e idosas de acordo com as diretrizes federais e estaduais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1747
André Henrique Schneeberger, Dilva Bertoldi Benvenutti
e023078
PDF
A avaliação da aprendizagem em matemática no olhar de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de um município do Nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1749
Layla Raquel Barbosa Lino, Rossano André Dal-Farra
e023079
PDF
As políticas educacionais na rede estadual de ensino da Paraíba:
avaliação externa, prestação de contas e responsabilização educacional (2011-2018)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1753
Jonas da Silva Rodrigues; Andréia Ferreira da Silva
e023080
PDF
Alinhamento e controle:
as recomendações da OCDE ao Saeb
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1796
Jean Douglas Zeferino Rodrigues, Luana Ferrarotto
e023081
PDF
Avaliação em larga escala e qualidade da educação
uma análise das ações planejadas por municípios do oeste catarinense
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1750
Ricardo Hack, Camila Regina Rostirola
e023082
PDF
New tests, same old problems:
how high-stakes standardized tests have always reproduced inequity
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1811
Wayne Au
e023083
PDF (English)
Avaliação das competências socioemocionais:
expansão do setor privado na educação paulista?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1742
Regiane Helena Bertagna, Julia Costa Faria, Gabrielly Luiza Isabela Murari
e023085
PDF
Grau de dificuldade de itens em um teste para 9º ano do ensino fundamental
o caso de uma avaliação externa municipal
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1738
Carlos Henrique Delmiro, Daniel Brandão Menezes, Hermínio Borges Neto
e023084
PDF
Transformar las prácticas evaluativas en el aula:
hacia una descentralización evaluativa para la participación de estudiantes
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1812
David Herrera Araya
e023086
PDF
Análise da resolução de problemas nos itens de Ciências da Natureza do Enem e suas implicações para a Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1751
Alexandre da Silva Ferry
e023087
PDF
Monitoramento e avaliação da política de educação infantil:
relevância e conteúdo
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1746
Maria Luiza Rodrigues Flores, Sandra Zákia Sousa
e023088
PDF
Principios de procedimiento subyacentes a la conceptualización de la evaluación transformativa/formativa venezolana
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1853
Eva Pasek de Pinto
e023091
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Português (Brasil)
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários