Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Seja bem-vindo!
Current
Edições Anteriores
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 42 No. 1 (2024): Publicação contínua
Vol. 42 No. 1 (2024): Publicação contínua
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1
Published:
2024-03-29
Artigos
A escola como lugar de redenção:
pistas de devir-criança do brincar
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1669
Adilson Cristiano Habowski, Cleber Gibbon Ratto
e023101
PDF (Português (Brasil))
Formação profissional de mulheres da área da Construção Civil do estado de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1677
Angela Fatima Rocha, Sueli Correia Lemes Valezi, Ernany Paranaguá da Silva
e023060
PDF (Português (Brasil))
A formação inicial e continuada de professores de ciências e de biologia e a BNCC
um levantamento das produções publicadas nos anais do Enebio e do Enpec
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1699
Maria Adriana Santos Carvalho, Aline Andréia Nicolli
e023061
PDF (Português (Brasil))
Looking at art from a screen
the effects of the Sars-CoV-2 virus pandemic on the artistic practices of Sesc Lajeado, RS
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1374
Bruna Zanini Fiorin, Angelica Vier Munhoz
e023062
PDF (Português (Brasil))
Indicadores de qualidade da educação superior no contexto da Universidade de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1631
Atair Silva de Sousa, Wanderley dos Santos Roberto
e023063
PDF (Português (Brasil))
História imediata e participante da formação de professores na cidade de São Paulo (2001-2004)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1577
Lucilene Schunck Costa Pisaneschi , Carlos Bauer
e023070
PDF (Português (Brasil))
Narrativas como possibilidades de desvelamento do impacto da modernidade/colonialidade sobre a docência a partir de uma experiência autoformativa
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1632
Nilton Bruno Tomelin, Rita Buzzi Rausch
e023072
PDF (Português (Brasil))
A dança na interdisciplinaridade com a literatura e as artes visuais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1509
Isleide Steil
e023073
PDF (Português (Brasil))
Direito à educação em escola pública:
acesso, permanência e qualidade em uma crise político-sanitária
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1611
Janaina da Cunha Silva, Jaciara de Sá Carvalho
e023089
PDF (Português (Brasil))
The social and school paths of students of technical courses in professional and technological education
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1679
Itamar de Oliveira Corrêa Filho, Jairo Antonio da Paixão
e023090
PDF (Português (Brasil))
Por uma dada história da extensão universitária brasileira
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1628
Thiago Alexandre Hayakawa, Luzia Bueno, Maria de Fátima Guimarães
e023093
PDF (Português (Brasil))
Active methodologies in continuing training for graduate teachers in the EaD mode
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1344
Rafaela Ramalhete Ferraz, Maria Carolina Cascino da Cunha Carneiro, Rosanna Claudia Bendinelli
e023094
PDF (Português (Brasil))
Práticas higiênicas na concepção do projeto formador da Escola Superior de Agricultura e Veterinária de Viçosa (1922-1931)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1504
Pedro de Oliveira Milagres, Anderson da Cunha Baia
e023095
PDF (Português (Brasil))
A constituição da identidade da rede de Educação Infantil do município de Panambi/RS em diálogo com a Educação da Infância de Reggio Emilia
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1496
Adriane Graeff, Arnaldo Nogaro
e023096
PDF (Português (Brasil))
Família, pátria e desenvolvimento:
a formação do cidadão virtuoso no livro didático Meu Livro de Brasil da disciplina Educação Moral e Cívica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1630
Francisco das Chagas Silva Souza, Francisco Vieira da Silva, FRANCISCA GEISE VARELA COSTA
e023097
PDF (Português (Brasil))
a Pedagogy of gender non-violence at school
post-critical perspective on the curriculum?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1795
Adriana da Silva Dias, Sirlene Mota Pinheiro da Silva
e023098
PDF (Português (Brasil))
As redes de sociabilidade e a escrita feminina no Brasil do século XIX e XX:
uma breve análise de produções (2010-2022)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1681
Welingthon dos Santos Silva, Kelly Lislie Julio
e023099
PDF (Português (Brasil))
Juventudes, diversidade e educação profissional e tecnológica:
categorias que se aproximam?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1666
Jorge Luiz dos Santos de Souza, Ana Sara Castaman, Josimar de Aparecido Vieira
e023100
PDF (Português (Brasil))
Ensaio
O intolerável sobre os corpos nos espaços de desenvolvimento infantil
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1730
Daniele Migon; Rosa Malena de Araújo Carvalho
e023064
PDF (Português (Brasil))
Relato de Experiência
A inserção curricular da extensão:
experiência no ensino superior em saúde
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1766
Thaís Branquinho Oliveira Fragelli, Isabella Araújo Alves de Lima
e023085
PDF (Português (Brasil))
Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas
Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1866
Luana Ferrarotto, Marta Fernandes Garcia, Jean Douglas Zeferino Rodrigues, Manuela Terrasêca
e023092
PDF (Português (Brasil))
Políticas de avaliação (externa) da educação não superior no Brasil e em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1703
Vanessa Rosana Peluchen Camargo, Marilda Pasqual Schneider
e023065
PDF (Português (Brasil))
Os fundamentos da política de accountability no Programa AlfaMais para a alfabetização em Goiás
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1708
Flávia Martins Vieira, Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira, Lúcia Maria de Assis
e023066
PDF (Português (Brasil))
Os magos da educação para a América Latina e Caribe:
os professores nas orientações dos Organismos Internacionais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1721
Giselle Cristina Martins Real, Jullie Cristhie Conceição
e023067
PDF (Português (Brasil))
Apropriação dos resultados das avaliações da aprendizagem para fins de reorientação da prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1740
Valderlice Rosa de Souza, Regilson Maciel Borges
e023068
PDF (Português (Brasil))
Construção de uma avaliação de viés formativo:
a experiência do Educandário Humberto de Campos em análise
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1745
Beatriz Nogueira Marques de Vasconcelos, Luana Costa Almeida
e023069
PDF (Português (Brasil))
National High School Examination in question
self-assessment reference or subject assessment procedure?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1710
Bruna Betamin de Souza, Doris Maria Luzzardi Fiss
e023071
PDF (Português (Brasil))
PDF
Avaliação institucional participativa na educação infantil:
processos formativos docentes
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1723
Cristiane Ferreira Cunha Amancio, Virgínia Cecília da Rocha Louzada
e023074
PDF (Português (Brasil))
Large-scale assessment:
uses and abuses of performativity and the attributes of an anti-hero manager
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1718
Sanny Silva da Rosa, Marco Wandercil da Silva , Alessandra Cristina Matheus de Paiva Pereira
e023075
PDF (Português (Brasil))
A study of the implementation of a Mathematics written test in phases in Elementary School
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1724
Gabriel dos Santos e Silva, Jessica Aparecida Borssoi Zanquim
e023076
PDF (Português (Brasil))
A avaliação na visão de futuros professores
elementos que dificultam a aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1726
Paulo Garcia, Carlos Alexandre Felício Brito
e023077
PDF (Português (Brasil))
Avaliação das aprendizagens na educação de pessoas jovens, adultas e idosas de acordo com as diretrizes federais e estaduais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1747
André Henrique Schneeberger, Dilva Bertoldi Benvenutti
e023078
PDF (Português (Brasil))
A avaliação da aprendizagem em matemática no olhar de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de um município do Nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1749
Layla Raquel Barbosa Lino, Rossano André Dal-Farra
e023079
PDF (Português (Brasil))
As políticas educacionais na rede estadual de ensino da Paraíba:
avaliação externa, prestação de contas e responsabilização educacional (2011-2018)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1753
Jonas da Silva Rodrigues; Andréia Ferreira da Silva
e023080
PDF (Português (Brasil))
Alinhamento e controle:
as recomendações da OCDE ao Saeb
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1796
Jean Douglas Zeferino Rodrigues, Luana Ferrarotto
e023081
PDF (Português (Brasil))
Avaliação em larga escala e qualidade da educação
uma análise das ações planejadas por municípios do oeste catarinense
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1750
Ricardo Hack, Camila Regina Rostirola
e023082
PDF (Português (Brasil))
New tests, same old problems
how high-stakes standardized tests have always reproduced inequity
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1811
Wayne Au
e023083
PDF
Social-emotional skills assessment:
expanding the private sector in Brazilian education?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1742
Regiane Helena Bertagna, Julia Costa Faria, Gabrielly Luiza Isabela Murari
e023085
PDF (Português (Brasil))
Degree of difficulty of items in a test for the 9th grade of elementary school
the case of a municipal external assessment
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1738
Carlos Henrique Delmiro, Daniel Brandão Menezes, Hermínio Borges Neto
e023084
PDF (Português (Brasil))
Transformar las prácticas evaluativas en el aula:
hacia una descentralización evaluativa para la participación de estudiantes
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1812
David Herrera Araya
e023086
PDF (Português (Brasil))
Análise da resolução de problemas nos itens de Ciências da Natureza do Enem e suas implicações para a Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1751
Alexandre da Silva Ferry
e023087
PDF (Português (Brasil))
Monitoramento e avaliação da política de educação infantil:
relevância e conteúdo
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1746
Maria Luiza Rodrigues Flores, Sandra Zákia Lian de Sousa
e023088
PDF (Português (Brasil))
Principios de procedimiento subyacentes a la conceptualización de la evaluación transformativa/formativa venezolana
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1853
Eva Pasek de Pinto
e023091
PDF (Português (Brasil))
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Português (Brasil)
Developed By
Open Journal Systems
Information
For Readers
For Authors
For Librarians